domingo, 15 de junho de 2008

Vamos acabar com a cultura do desperdício

Meu professor Celso Sánchez nos deu uma Missão [quase Impossível] de dar uma idéia de como podemos gerar 10 milhões de empregos e 60 trilhões de reais por ano sem degradar o meio ambiente.
Vejamos bem ...

A Oleoplan eqüivalerá a 50% da geração de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de um determinado município. Para eles, além do equilíbrio fiscal, a empresa é fundamental para a geração de empregos, principalmente técnicos, e para a geração de renda extra em relação a agricultura .


Bom o que eu tenho em mente na minha ínfima criatividade seria montar tipo uma empresa multinacional angariada em projetos ambientais... e assim gerar empregos com profissionais do ramo que ajudem a preservar o meio ambiente, desenvolvendo técnicas de agrosustentabilidade..investindo na permacultura, energias renováveis, construções de ecovilas e etc... Com isso gerar renda extra...Agora, se isso seria capaz de gerar 10 milhões de empregos, e 60 trilhões de reias por ano, não sei... é utópico demais?? Pode até ser, mas os grandes feitos no mundo nasceram de grandes sonhos.

Uma ação ambiental só consegue ser implantada e perdurar se for atingido um “número crítico” de cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades quanto à restauração e à manutenção do equilíbrio ecológico.

Um exemplo disso está no recente aprofundamento da calha do rio Tietê, em São Paulo. Durante a obra, retiraram- se do leito do rio milhares de toneladas de detritos atirados pela população. A limpeza trouxe conseqüências positivas, a começar pela redução das enchentes. Mas, como a formação de consciência ambiental dos cidadãos não foi concluída, muitos recomeçaram a fazer do Tietê sua lixeira particular.

Os professores, por seu lado, respondem pela educação ambiental dos alunos. Ela deverá estimular nos estudantes uma sensibilidade particular aos problemas ligados ao ambiente. A chave do processo é a criação de uma cultura que transforme a visão antropocêntrica da relação homem/ natureza em visão biocêntrica – que não mais considera o homem como o centro de tudo, mas, apenas, como um dos muitos componentes da biosfera.

Até os líderes religiosos deverão fazer das questões planetárias a prioridade número 1 de seu discurso e encorajar seus seguidores a se tornar exemplos para o resto da população. A crença de que é moralmente errado agredir a natureza, aliás, está na base ética de vários sistemas religiosos.

Em vários países, muita coisa já melhorou em termos de reciclagem, mas ainda estamos longe dos altos níveis necessários. Os mercados de artigos reciclados devem ser encorajados. Gradualmente, produtores são estimulados a recolher seus produtos ao final da vida útil deles para reciclá-los. No futuro, a reciclagem passará a fazer parte do próprio design dos artigos. Uma poderosa cultura de trocas e doação de objetos deverá ser implantada. Um exemplo: alguém muda o telhado de sua casa e fica com uma quantidade de telhas velhas, porém intactas, que oferece de graça em um site especializado; quem se interessar vai buscá-las.

A responsabilidade pela formação de uma consciência ambiental transcende os limites dos formadores de opinião: na nova ética ecológica, é dever de todo cidadão bem informado tornar-se vetor de elucidação daqueles que ainda não desenvolveram essa consciência.



sábado, 7 de junho de 2008

OFERTA DO DIA:

HEy!!
Vai transar?

O governo dá camisinha.
Já transou?
O governo dá a pílula do dia seguinte.
Teve filho?
O governo dá o Bolsa Família.
Tá desempregado?
O governo dá Bolsa Desemprego.
Vai prestar vestibular?
O governo dá o Bolsa Cota.
Não tem terra?
O governo dá a Bolsa Invasão e ainda te aposenta.

AGORA... Experimenta estudar, trabalhar, produzir e andar na linha pra ver o que é que te acontece!!!!!

VOCÊ, VAI GANHAR UMA BOLSA DE IMPOSTOS NUNCA VISTA EM LUGAR ALGUM DO MUNDO!!!!!

PARABÉNS!!!!!!!!!


Mas... afinal o que estamos reivindicando aqui? Que o brasileiro deixe de pagar produtos com impostos? Isso seria ingênuo. Desde a antiguidade que os governos se sustentam assim (Roma que o diga). Mas dêem uma BOA olhada na fatia abocanhada pelos impostos e pense: Você não devia merecer mais do governo?

Você tem segurança garantida pelo Estado? Você se sente seguro ao sair de casa?
Você tem saúde garantida pelo Estado? Paga plano de saúde?
Você tem educação garantida pelo Estado? Sua educação foi pública ou privada?
Você vê assistência aos desamparados vinda do Estado?

Tudo isso são OBRIGAÇÕES DO ESTADO, garantidas na Constituição.

Puxa, mas aí eu quero demais, não? Um país de dimensões continentais exige muito tempo e dinheiro pra corrigir distorções históricas, não? Certo... e estamos caminhando muito bem em direção ao progresso, com coisas como o aumento de 91% no salário dos deputados federais (que desencadeou um efeito cascata pra todos os outros cargos de políticos e de outros poderes), cartões corporativos e políticas que favorecem banqueiros, como manter a maior taxa de juros do mundo numa economia que JÁ é próspera com essa pedra nas costas, e que tem tudo pra decolar sem ela. Agora, saneamento, educação, saúde? Iiihhh, não tem dinheiro... vamos precisar de um novo imposto pra isso...


Tk care.

Liberdade rima com responsabilidade?? Não

Que maneiro! Então vamos despejar ao máximo esses gases - venenosos para o SER HUMANO - que tornam a vida do SER HUMANO uma porcaria, que trazem doenças respiratórias para o SER HUMANO, pois não existe evidência científica convincente (tentem convencer então o Padre Quevedo de que espíritos existem) de que eles possam causar um aquecimento da atmosfera.

Só um detalhe básico...Não estão pensando em NÓS! Não estão pensando na qualidade de vida dos próprios netos, dos próprios filhos, apenas na droga da economia, do lucro que vai pra mão de poucos, fruto da exploração indiscriminada do planeta, queimando a droga dos combustíveis fósseis que já deviam estar aposentados há décadas!!!

Agora temos a população divida entre defensores da ecologia e defensores do desenvolvimento, como se um excluísse o outro. E, infelizmente, na situação em que chegamos, exclui mesmo! Exclui porque não houve durante todos esses anos uma mão forte que determinasse os níveis de emissão de poluentes, exclui porque os governos não se interessam por fontes alternativas de energia, exclui porque boa parte do povo da Terra não se interessa pelo destino do próprio planeta em que vive!!!

Agora nós temos de um lado Al Gore, o conhecido "paladino da ecologia", que estrelou o documentário An inconvenient truth, [Uma verdade inconveniente] e lançou uma campanha pra Tennessee Center for Policy Research agiu com extrema má-fé ao divulgar que o casarão de 20 quartos de Al Gore gasta mais por mês em energia elétrica do que a média das casas dos EUA em um ano inteiro. Dá a entender que o CONSUMO é que foi elevado, quando foram os GASTOS, e nos gastos estão embutidos os altos investimentos que ele fez em fontes de energia renovável - nos últimos 3 meses o ex-presidente solicitou 108 unidades de "energia verde", o que acarreta um acréscimo de pelo menos US$ 432 nas suas últimas faturas. Segundo o site do Serviço Elétrico de Nashville, a energia economizada por Gore nesse período seria equivalente à reciclagem de 2,48 milhões de latas de alumínio ou 130 toneladas de jornais. [My God, ele foi pra era das cavernas então...]

Do oooutro lado está [nosso querido] George W. Bush e todos aqueles que pensam como ele, quando se recusou a assinar o protocolo de Kyoto: "Você acha que devo botar um freio na maior economia do mundo só por causa do clima do planeta??!" Essa gente quer mais é andar de utilitário, ter uma TV de Plasma de 90 polegadas e fazer grandes eventos com potentes holofotes apontados pro céu. Óbvio que todo mundo gosta do conforto de um ar condicionado, geladeira, de tudo funcionar eletricamente, mas ninguém está interessado em COMO e A QUE CUSTO essa energia é gerada.

E não digo aqui de condenação apenas pelo aumento de temperatura, furacões ou elevação dos níveis dos mares. Pode até ser que os "cientistas de Bush" estejam corretos, e esteja havendo uma mudança por causa de fatores até mesmo externos, como o Sol, só que, se for algo natural, isso não significa uma carta-branca pra continuar depredando nosso planeta com esse bando de "ismo" desenfreado que estamos vivendo.

O que os ambientalistas querem são restrições aos meios de obtenção, para que se utilizem energia renovável, de forma racional, para que reflorestem onde desmataram, para que limpem as águas dos rios que sujaram, para que os carros consumam e poluam cada vez MENOS, e isso só é possível com RESTRIÇÕES, porque no nosso mundo vale a lei do "levar vantagem em tudo"e "cada um por si" . Enquanto existirem os filhinhos-de-papai comprando Cherokee, Pajero, e os off-roads de madame, [afinal eles precisam de muita potência pra levar seus filhos pesados pra escola]e outros que mais parecem micro-ônibus, pra apenas ficar desfilando imponente na selva de pedra (q Freud explica) sem dar a MÍNIMA pra fumaça preta e nojenta que sai do escapamento direto para os pulmões dos bebês, o nosso planeta estará condenado.

O ponto aqui é: O próprio ser humano vai acabar com o ambiente onde vive muito antes do Planeta Terra tornar (por conta própria) nosso clima inabitável. Estamos assistindo de braços cruzados a destruição ilegal de nossas florestas na Amazônia pra fazer carvão e móveis! E ainda vem os presidentes dos EUA e Brasil com a "brilhante" idéia de ampliar o uso de biocombustíveis, algo que de ecológico não tem nada, já que precisa de áreas imensas de plantil. Acreditam que a Embrapa considera (através de estudos realizados) que 70 milhões de hectares da Amazônia podem virar sabe o quê??Plantação de dendê...! Só pra se ter uma idéia da dimensão disso, o maior parque nacional brasileiro fica no Amapá, tem "apenas" 3.6 milhões de hectares, possui o tamanho do estado do Rio de Janeiro!

Puxa vida, estamos no século 21 e ainda usamos motor à combustão!! Não estou reivindicando as esteiras rolantes dos Jetsons, muito menos o uso de discos voadores, ou teletransportes mas TEMOS TODA A TECNOLOGIA HÁ DÉCADAS pra ter substituído todas a frota de carros à combustão por carros elétricos ou movidos a hidrogênio. Vocês lembram de ter visto no Fantástico, um carro que era movido a óleo? Ele funcionava até com óleo usado pra assar pastel, daqueles beem...BEM nojentos. Eu lembro. Que fim levou? Recomendo a assistirem ao documentário Who killed the electric car?(Quem matou o carro elétrico). Aí você me diz: "e vamos derrubar mais florestas pra queimar mais carvão pra gerar energia pra os carros?". E nós diremos um NÃO bem grande. Se os governantes tivessem REAL interesse na energia renovável, e não fôssemos dominados pelos magnatas dos setores energéticos, que estão entranhados na política mundial , já estaríamos usando painéis solares em TODAS as casas do mundo (nem que fosse só pra tomar banho quente). A pesquisa moderna sobre o uso da energia solar teve início durante a década de 30!!! São quase 60 anos que poderiam ter sido aproveitados pra investimentos pesados em pesquisas, melhoramentos, mas só nos últimos anos é que essa tecnologia vem recebendo a atenção que merece.


Recentemente um holandês ganhou um prêmio de uma organização por desenvolver um painel solar mais barato e eficiente que os demais. Sabia que é possível (embora seja proibido) obter energia elétrica até mesmo através de ondas de rádio? E a energia eólica? Na fronteira entre Recife e Olinda está situada a primeira turbina eólica do Brasil. E por muito tempo o "catavento" foi visto como uma piada. As pessoas nem sequer sabem que aquilo produz energia elétrica para iluminar parte do sítio histórico de Olinda, uma área com cerca de mil habitantes. Simplesmente não é interessante pra o Governo divulgar que, enquanto você paga CARO por uma energia elétrica escassa e sujeita a racionamento, ela pode ser obtida por outros meios. É o mesmo método que usam pra deixar o povão analfabeto ou, mais comumente, alfabetizado-mas-ignorante, pois esses infelizes não saberão reivindicar seus direitos e principalmente questionar o papel de seus governantes, e se contentarão com qualquer esmola(não é mesmo, presidente?). Esta sim, é uma verdade inconveniente!

Interessante que o Brasil tem um plano ambicioso de transição da TV analógica pra digital, que inclui oferecer subsídio para a venda de bilhões de caixinhas conversoras para cobrir TODA a população brasileira em no máximo 10 anos. O que isso tem a ver com o post? Tudo, pois mostra que, quando se quer, se FAZ. E mostra ONDE está a prioridade do Governo: televisão, o grande circo de ilusões e fazedor de presidentes. Até as camadas miseráveis hoje têm sua televisão, e com certeza terão sua caixinha (orçada em US$ 100 dólares), assim como muitos pobres hoje têm celular. E nada de energia elétrica solar ou eólica.

Tk care.

quarta-feira, 4 de junho de 2008


Heeyy ,

Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente?

É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho, o WWF-Brasil lançou uma calculadora para você medir o tamanho da sua Pegada Ecológica. Assim, você poderá saber quantos planetas são necessários para manter o seu estilo de vida.


Pegada Ecológica - WWF


E melhor! Você poderá saber também como diminuir a sua Pegada para que possa garantir uma vida sustentável para todos no futuro.

É só clicar aqui!!

Vale a pena reavaliar muitas opções do seu cotidiano! Algumas mudanças e ajustes podem levá-lo a um estilo de vida mais sustentável, que traga menos impactos à natureza. se você se juntar a outras pessoas pode ser mais fácil!