segunda-feira, 26 de maio de 2008

Caiapós




Kaiapó: Ou Kayapó, ou Caiapó. Povo de língua da família Jê. Distribuem-se por 14 grupos, num vasto território que se estende do SE do Pará ao N do Mato Grosso, na região do rio Xingu. Os grupos são: Gorotire, Xikrin do Cateté, Xikrin do Bacajá, A’Ukre, Kararaô, Kikretum, Metuktire (Txucarramãe), Kokraimoro, Kubenkrankén e Mekragnoti. Há indicações de pelo menos três outros grupos ainda sem contato com a sociedade nacional.

Os Caiapós do Pará são considerados atualmente os índios mais ricos do Brasil. Eles conseguiram razoável padrão de vida com a exploração do mogno no sul do Pará,além do ouro que existe em abundância em suas terras.

Movimentam cerca de U$$15 milhões por ano, derrubando, em média, 20 árvores de mogno por dia e extraindo 6 mil litros anuais de óleo de castanha. Quem iniciou a expansão capitalista dos caiapós foi o controvertido cacique Tutu Pompo (morto em 1994). Para isso destitui o lendário Raoni e enfrentou a oposição de outro caiapó, Paulinho Paiakan.

Ganhador do Prêmio Global 500 da ONU, espécie de Oscar ecológico, admirado pelo príncipe Charles e por Jimmy Carter, Paiakan foi acusado do estupro de uma jovem estudante branca, em junho de 1992.


Portal Amazônia
Fotos: Mercio

2 comentários:

Unknown disse...

Não gosto de imaginar que tudo isso pado acabsr um dia...

JACARÉ disse...

Só convivendo com esse povo para saber, como eles são amáveis, um povo de uma cultura extraordinária, de um dom muito especial de arte, culinaria,.Aprendi muito com esse povo, tenho muita saudades de meu irmão Bebó Kayapo, que faleceu na década de 80- Amo muito esse povo- Ja-K-Ré [MI]- Celso André Woiciechovski Redenção Para Brasil